Os Diferentes Setores da Sociedade
Devem Ser Liderados por Pessoas Honestas
Carlos Cardoso Aveline
Exemplo de mobilização popular pela ética na política, com o
boneco “Pixuleco” representando o ex-presidente Luiz Inácio
Constitui um progresso histórico para o Brasil a decisão do Tribunal Regional Federal em Porto Alegre, dia 24 de janeiro de 2018, confirmando e ampliando em segunda instância a condenação de Luiz Inácio da Silva por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
O país consolida assim com mais força a sua dignidade como nação democrática. Dá também um passo decisivo na preservação da ética e da liberdade de pensamento, conforme o ideal estabelecido na Constituição de 1988.
Como é bem sabido em meios teosóficos, a cada final de século ocorre uma expansão humanista na história da nossa civilização. O esforço é feito sob a observação dos Mestres de Sabedoria e ajudado por eles desde os níveis superiores de consciência.
No Brasil, a Constituição de 1988 foi a grande conquista do final do século vinte. A Carta Magna constitui uma referência central na construção de um país em que a consciência teosófica floresça.
Para o fortalecimento da democracia, deve haver um profundo respeito pela Constituição, pelo parlamento e pelos tribunais. Nenhum líder político, por mais autoritário ou ambicioso que seja, pode colocar-se acima da lei ou liderar impunemente uma organização criminosa.
O juiz federal Sérgio Moro escreve na parte final da sentença que condenou o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio em primeira instância, em Curitiba:
“Não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”. [1]
De fato, chantagear tribunais e ameaçar juízes é inadmissível. É igualmente inaceitável que alguém roube dinheiro do povo enquanto abre as portas para vários tipos de crime, estimule a pornografia na mídia e promova mecanismos de manipulação mental coletiva visando o controle da opinião pública.
Os partidos de esquerda cumprem uma função importante em qualquer país democrático, mas precisam ser liderados por pessoas honestas. O mesmo se aplica aos partidos de centro e de direita e a todos os setores sociais.
O cultivo da ética nas mais diversas esferas da vida dos países lusófonos é essencial para que o movimento teosófico cumpra sua função. Por outro lado, um movimento teosófico autêntico constitui uma base oculta decisiva para que haja uma verdadeira democracia.
NOTA:
[1] Sérgio Moro indica na sentença que se trata de tradução livre de uma frase escrita originalmente em inglês.
000
Veja em nossos websites associados os artigos “O Poder Filosófico da Democracia”, “A Bancarrota do Partido dos Trabalhadores”, “Quando os Pinóquios Perdem Poder”, “Rompendo a Manipulação Mental”, “Os Novos Médiuns”, “Marxismo Não Promove o Crime”, “Esquerda, Ética e Fraternidade”, “O Poder de Sugestão” e “Autodomínio Pelo Controle do Pensamento”.
000
O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto).
Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:
000